♫musicjinni

2022 - O Crash Imobiliário em Portugal?

video thumbnail
O imobiliário em Portugal tem subido em flecha desde a crise económica de 2008.

Com o preço por metro quadrado a atingir máximos históricos, e zonas do país que valorizaram mais de 100% nos últimos 10 anos, será que estamos a chegar a um ponto onde a subida tem de parar?

Não sou defensor de uma bolha imobiliária e também não tenho uma bola mágica que prevê o futuro. Baseio as minhas decisões em factos históricos e estatística. Ainda assim, com toda esta ponderação, apenas consigo atribuir uma probabilidade de as minhas conclusões estarem certas ou erradas!

Embora reconheça que existam zonas onde os sinais de especulação são evidentes, sou da opinião que não devemos transpor as subidas de preços nessas mesmas zonas para Portugal inteiro (até porque Portugal é mais do que Lisboa, Porto e Algarve...).

Ao longo deste vídeo denoto alguns dos factos que (probabilísticamente) me levam a crer que um crash no imobiliário não está para breve e que na verdade muitos mercados têm o aumento dos seus preços sustentados por:

- Escassez de mão-de-obra e consequente aumento dos custos com a mesma
- Aumento dos custos dos materiais de construção
- Juros em mínimos históricos
- Quantidade de procura VS capacidade de criação de oferta
- Excessiva burocracia no licenciamento de nova habitação
- O tempo inerentemente necessário desde o licenciamento até à venda de novos imóveis para habitação (quer construção de raíz, quer reabilitação)



Referências do vídeo:
Artigo Expresso: https://expresso.pt/iniciativaseprodutos/projetos-expresso/sera-que-as-casas-novas-que-se-constroem-respondem-a-procura/
Relatório preços habitação idealista: https://www.idealista.pt/media/relatorios-preco-habitacao/

Link para o episódio do podcast:
https://anchor.fm/ricardommatos/episodes/Estamos-Numa-Bolha-Imobiliria--As-Casas-No-Esto-Assim-To-Caras------Ep--14-e18q4qd

#SEGUE-ME NO INSTAGRAM: https://www.instagram.com/ricardo.m.matos

----
Calculadoras, Contratos, Consultoria: https://ricardomatos.me/links/
----

AVISO LEGAL: Eu não sou um consultor financeiro. Apenas expresso a minha opinião com base na minha experiência. A tua experiência pode ser diferente. Estes vídeos são apenas para fins educacionais e inspiradores. Investir envolve riscos. Embora seja possível minimizar os riscos, os teus investimentos são da tua exclusiva responsabilidade. É imperativo que conduzas a tua própria pesquisa. Não há garantia de ganhos ou perdas em investimentos.

2022 - O Crash Imobiliário em Portugal?

Como Pagar ZERO € Impostos no Imobiliário

Como Fazer o Primeiro Investimento Imobiliário

Tudo o Que Precisas Saber Acerca do Financiamento de Imóveis (Compra e Investimento)

Cuidado a Abrir Empresa Só Para Poupar em Impostos no Imobiliário! (c/ Marco Libório)

2023: Ano Perfeito Para Investir em Imóveis? As Minhas Melhores Dicas Para Começar a Investir AGORA!

🏡🏡🏡 BOLHA IMOBILIÁRIA EM PORTUGAL?

Disclaimer DMCA