♫musicjinni

Humorista Paulo Gustavo CURIOSIDADES a trajetória até a despedida por sua morte

video thumbnail
Humorista Paulo Gustavo a trajetória até a despedida por sua morte

Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros (Niterói, 30 de outubro de 1978 — Rio de Janeiro, 4 de maio de 2021) foi um ator, humorista, diretor, roteirista, e apresentador brasileiro.

Ficou conhecido pelo monólogo Minha Mãe É uma Peça, o qual, em 2013, virou um longa-metragem e o filme mais assistido daquele ano no Brasil, e, em 2015, foi publicado como um livro pela editora Objetiva. Devido ao enorme sucesso de crítica e público, em 2016, foi lançado Minha Mãe é uma Peça 2, e, em 2019, Minha Mãe É uma Peça 3

Indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator, Paulo Gustavo formou-se na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) no início de 2005; junto com Fábio Porchat, Marcus Majella, entre outros.
Carreira
Paulo Gustavo ganhou visibilidade no final de 2004, quando integrou o elenco da peça Surto.Na ocasião, apresentou a personagem humorística Dona Hermínia. Após sua formatura, em janeiro de 2005, deixou o elenco de Surto e passou a integrar a peça Infraturas. Nesse período também começou a fazer pequenas participações na TV, como na novela Prova de Amor, da Record, e na série A Diarista, da Globo. Em 2006 estreou o espetáculo Minha Mãe É Uma Peça, que ganhou uma adaptação para o cinema em 2013 e uma continuação em 2016. No monólogo, com texto de sua autoria, Paulo voltou a interpretar Dona Hermínia. Construída através de suas observações domésticas e vivenciais, ela reúne os aspectos mais cômicos da personalidade de uma típica dona de casa de meia idade, sempre à beira de um ataque de nervos. Sua atuação lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Shell de melhor ator.

Paulo Gustavo voltou a protagonizar um título novamente nos palcos em 2010, para apresentar o espetáculo Hiperativo, dirigido por Fernando Caruso.
Em 2011, ele tornou-se o apresentador do 220 Volts.
Em junho de 2013, estreou na produção para TV o sitcom Vai que Cola, no Multishow, que ganhou uma adaptação para o cinema em 2015. Em 2014 o ator esteve em um novo programa, o reality Paulo Gustavo na Estrada, do Multishow.

Em 2017, deixou o Vai Que Cola e entrou no programa A Vila, junto com Katiuscia Canoro, com o roteiro de Leandro Soares. Em 2018, gravou o DVD da peça Minha Mãe é uma Peça na Concha Acústica do Teatro Castro Alves na cidade de Salvador.

Vida pessoal
Nascido e criado em uma família de classe média da cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, estudou no tradicional Colégio Salesiano durante o ensino fundamental. Assumidamente homossexual desde sua adolescência, casou-se em 20 de dezembro de 2015 com o dermatologista Thales Bretas.
No dia 13 de outubro de 2017, Paulo anunciou em seu Instagram que ele e seu marido iriam ser pais de um casal de gêmeos, chamados Gael e Flora, através de uma barriga de aluguel, mas os bebês morreram em um aborto espontâneo. Pensaram em desistir da paternidade, mas procuraram outra barriga de aluguel, e em 18 de agosto de 2019, em uma postagem em seu Instagram, ele anunciou o nascimento dos filhos do casal, chamados Romeu e Gael, de barrigas de aluguel diferentes.

Doença e morte
Em 13 de março de 2021, o ator foi internado com diagnóstico de COVID-19.[16] No dia 2 do mês seguinte, apresentou piora do quadro clínico e foi introduzido à terapia de oxigenação por membrana extracorporal, uma espécie de "pulmão artificial", aparelho que efetua a absorção do oxigênio quando o órgão apresenta comprometimento severo.
No dia 3 de maio, mesmo após melhoras nos dias anteriores, Paulo sofreu uma embolia pulmonar, o que causou uma piora significativa em seu estado de saúde. O boletim médico divulgado naquele dia dizia: "Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade".
Na tarde do dia seguinte, 4 de maio de 2021, foi divulgado um boletim médico dizendo que o quadro clínico de Paulo era irreversível, mas ele ainda mantinha sinais vitais.
Entretanto, mais tarde, um boletim médico confirmou a morte do mesmo às 21h12min.

A morte de Paulo Gustavo repercutiu no mundo artístico, político e intelectual.
Atores e comediantes postaram homenagem em suas redes sociais, entre eles Miguel Falabella, Mônica Martelli, Fábio Porchat, Marcus Majella Marcelo Adnet, Reynaldo Gianecchini, Giovanna Ewbank, Deborah Secco e Tatá Werneck, que escreveu "Aplaudam o grande Paulo Gustavo! O maior comediante que eu já vi!". Entre jornalistas e apresentares, Sandra Annenberg, Serginho Groisman, Angélica, Xuxa Meneghel, Fátima Bernardes, Fernanda Paes Leme lamentaram a morte de Paulo. Cantores e cantoras como Beyoncé, Preta Gil, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Claudia Leitte, Elza Soares, Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Pabllo Vittar expuseram suas tristesas pela partida do comediante.
Disclaimer DMCA