♫musicjinni

TUDO EM TODO LUGAR AO MESMO TEMPO (2022) - SESSÃO #269 - MEU TIO OSCAR

video thumbnail
Fundada em 2012, a A24 vem sendo reconhecida como xodó dos cinéfilos por suas produções de propostas narrativas, estéticas e temáticas diferenciadas, que lhe renderam inclusive o Oscar de melhor filme em 2016, com "Moonlight: Sob A Luz Do Luar". Mas foi em 2022 que uma outra conquista importante foi registrada: pela primeira vez a companhia contabilizou uma bilheteria global superior aos 100 milhões de dólares por um único título. Trata-se de "Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo", que estreou no Festival South By Southwest e imediatamente caiu nas graças da crítica especializada. O projeto foi desenvolvido pela dupla Daniel Kwan e Daniel Scheinert, jovens diretores que se apropriaram do conceito do multiverso para desenvolver uma narrativa ágil, dinâmica e intensa. Evelyn é uma imigrante chinesa que vive com a família nos Estados Unidos e administra uma lavanderia. Além dos desafios do dia a dia, ela precisa lidar com a filha adolescente e as pendências do seu estabelecimento junto à receita federal norte-americana. E é em uma dessas visitas ao órgão público que ela acaba sendo arrastada para o "Alfaverso", uma realidade paralela que permite ao indivíduo transitar entre os múltiplos universos possíveis. A partir dali ela precisa impedir que Jobu, uma versão da sua filha adolescente Joy, imploda toda a existência transitando entre as diversas realidades. Os autores agregam à história múltiplos elementos visuais e narrativos que se conectam esteticamente com a geração Z, acostumada a recursos audiovisuais ágeis e cheios de estímulos. O filme entrega ao espectador uma experiência incomum e original, que pode dividir opiniões e é frequentemente classificada como "esquisita". Conceitos filosóficos como o existencialismo, o niilismo e o absurdismo são abordados de forma sarcástica em favor do entretenimento com grandes méritos, que garantiram 7 Oscars da Academia - um número impressionante. Destaque para o elenco, majoritariamente de atores orientais: Michelle Yeoh, Ke Huy Quan e Stephanie Hsu, todos indicados ao Oscar, assim como a veterana Jamie Lee Curtis. Altamente conectada com o seu tempo, a obra é uma das mais relevantes de 2022 e já fez história ainda que possa despertar paixões e questionamentos de uma parcela considerável dos espectadores.

Após assistir deixe seus comentários, dúvidas, críticas e sugestões! Terei o prazer de responder cada mensagem individualmente. Se preferir mandar um email, o endereço é: meutiooscar@ideograph.com.br.

Leia também a crítica escrita do filme em www.meutiooscar.com.br


SESSÃO #269 - TUDO EM TODO LUGAR AO MESMO TEMPO.

Título Original: Everything Everywhere All at Once.
País de origem: Estados Unidos.
Duração: 139 minutos.
Data de estreia: 25 de Março de 2022.
Direção: Daniel Kwan, Daniel Scheinert.
Roteiro: Daniel Kwan, Daniel Scheinert.
Elenco principal: Michelle Yeoh, Ke Huy Quan, Stephanie Hsu, Jamie Lee Curtis, James Hong, Tallie Medel.


Total de indicações: 11 (7 Oscars).

Melhor Filme – Daniel Kwan, Daniel Scheinert, Jonathan Wang (produtores). VENCEDOR.
Melhor Direção - Daniel Kwan, Daniel Scheinert. VENCEDOR.
Melhor Atriz - Michelle Yeoh. VENCEDOR.
Melhor Ator Coadjuvante - Ke Huy Quan. VENCEDOR.
Melhor Atriz Coadjuvante - Stephanie Hsu.
Melhor Atriz Coadjuvante - Jamie Lee Curtis. VENCEDOR.
Melhor Roteiro Original - Daniel Kwan, Daniel Scheinert. VENCEDOR.
Melhor Montagem - Paul Rogers. VENCEDOR.
Melhor Trilha Sonora Original - Son Lux.
Melhor Canção - "This Is A Life"; melodia de Ryan Lott, David Byrne e Mitski; letras de Ryan Lott e David Byrne.
Melhor Figurino - Shirley Kurata.


Página do filme no imdb: https://www.imdb.com/title/tt6710474

Trilha sonora: Son Lux.
Músicas deste vídeo: "This Ia A Life" e trilha sonora instrumental incidental da produção.

"Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo" é uma produção A24, AGBO e IAC Films, distribuída comercialmente no Brasil pela Diamond Films.


"Meu Tio Oscar" é um canal IDEOgraph, não autorizado nem endossado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

TUDO EM TODO LUGAR AO MESMO TEMPO (2022) - SESSÃO #269 - MEU TIO OSCAR

Disclaimer DMCA